UK Bookmakers
Imprimir

Fé e Solidariedade integram Brasil e Argentina no PROJARI

No dia 19 de julho, o PROJARI recebeu uma grande delegação de estrangeiros. Centro e um jovens argentinos visitaram diversos bairro para conhecer o trabalho desenvolvido pela instituição, em parceria com a comunidade. Durante o período da manhã, os jovens tomaram contato com famílias dos bairros Nova Guaíba, Bom Fim, São Francisco, Vera Cruz e Columbia City. As visitas foram acompanhadas por voluntários do PROJARI e da comunidade católica para conhecer as mudanças que ocorreram nos últimos anos com o trabalho socioeducativo desenvolvido pelo PROJARI nestas regiões da cidade de Guaíba.

No turno da tarde, os jovens argentinos participaram do Aulão da Solidariedade. A atividade consistiu na integração dos visitantes com os adolescentes que frequentam as atividades na instituição. Foram realizadas diversas oficinas, oportunidade em os adolescentes repassaram os ensinamentos de dança e cultura aos estrangeiros. No final da tarde, ocorreu uma grande oficina de dança, com coreografias criadas pelos próprios adolescentes do PROJARI. Foi um dos momentos mais lindos do dia. Ainda constou da programação a missa presidia pelo bispo da Diocese de Formosa, José Vicente Conejero, com grande participação da comunidade. Após a celebração houve apresentação da Orquestra do PROJARI. O jantar oferecido aos visitantes culminou o dia de integração e troca de conhecimentos. O “salchipão” foi preparado com donativos da comunidade, de empresas e de amigos da instituição.

O jovem Vagner Júnior Santos Barbosa, que frequenta as oficinas de Informática e Space Dance. Estava orgulhoso em contribuir para oferecer o jantar aos visitantes. Ele doou 50 centavos para aquisição do alimento. “Eu quis contribuir com o que podia para ajudar a receber bem nossos amigos argentinos. Não queria gastar com outra coisa, então resolvi contribuir”.

 

Vagner demonstrou alegria em contribuir com a recepção

O dia de integração com os visitantes do país vizinho foi destaque estadual. A atividade teve a cobertura da RBS TV e do site G1. Em seu depoimento à televisão, o inspetor Leonardo Gardel disse que a violência contra os jovens aumentou 4% no Rio Grande do Sul na última década. Por ano, mas de 600 jovens com idades entre 15 a 24 anos são vítimas de homicídio no estado. No entanto, Gardel disse que o trabalho do PROJARI colocou o Bairro Bom Fim na contramão desta estatística. “Com certeza eu posso afirmar que aqui nesse bairro, que era um dos mais violentos de Guaíba, hoje para mim é um dos mais tranquilos”.

As atividades do PROJARI ajudaram a reduzir os índices de criminalidade no bairro. De acordo com a Polícia Civil, apenas um assassinato foi registrado na região no ano passado e nenhum em 2013. A Coordenadora do Projeto, Ir. Nilva Dal Bello, disse a entidade oferece um espaço de participação, onde a criança e o adolescente , o jovem  e o adulto, tenham a oportunidade de desenvolver o seu potencial, canalizar suas energias”.

VOLUNTÁRIOS – O dia de integração com os argentinos foi possível graças a ação de dezenas de voluntários. Aliás, este é o grande diferencial do PROJARI. Mais de sessenta voluntários se dedicam de forma permanente nas oficinas da instituição. Lucas Leite Silva, morador no bairro Colina, disse que foi gratificante doar um pouco do seu tempo para as pessoas. “É muito bom ser solidário, fazer um trabalho humano. Foi encantador ver os jovens reunidos e interessados em conhecer o belíssimo trabalho do PROJARI”.  Ele disse que recebeu o convite de sua irmã, que participa da oficina de pintura em tecido e resolveu contribuir.  “Foi gratificante e prazeroso realizar essa atividade, que foi uma mão estendida para nossos amigos argentinos. Estou falando de coração”.

 

Comunidade preparou grande recepção

 

Lucas trabalhou como voluntário

 

Oficina de dança integrou as duas nacionalidades

 

Mais um momento do Aulão da Solidariedade

 

Missa presidida por Fom Jose reuniu a comunidade

 

Muita gente participou da atividade no PROJARI

 

Marcelo e Luís Carlos assaram o salsichão

The Best betting exchange http://f.artbetting.netby ArtBetting.Net

 

APOIADORES

     

        

      

      

     
  
                                            

                                                        

 

QUEM SOMOS

SEDE

Avenida João Salazar, 250 - Bom Fim, Guaíba, RS

UNIDADES

Comunidade São Francisco - Rua Estância Velha, 112 - São Francisco
Sagrado Coração de Jesus - Rua Terra Dura, 385 - São Jorge
Nova Geração - Rua D2, 165 - Cohab 

ATENDIMENTO

 Telefone: 51 3491 3266

All CMS Templates - Click Here