UK Bookmakers
Imprimir

PROJARI apoia implantação da Justiça Restaurativa em Guaíba

Jusres1

Curso realizado no PROJARI

A Comarca de Guaíba será beneficiada com a instauração de uma nova modalidade de superação dos conflitos e crimes. O PROJARI cedeu sua estrutura para o primeiro curso de Justiça Restaurativa. A ação será implementada por iniciativa da Juíza Criminal do Fórum de Guaíba, Paula Paradeda. Durante quatro dias, foi realizada a qualificação das pessoas que serão operadoras desse serviço. Participaram da atividade professores, conciliadores, servidores da justiça e funcionários da rede de atendimento social de Guaíba.

Conforme a pedagoga Katiane Boschetti da Silveira, Guaíba foi uma das cidades escolhidas para a implantação do projeto piloto. A atividade está inserida no programa Justiça 21, executado pelo Tribunal de Justiça do Estado. "Estamos empoderando pessoas para que sejam capazes de mediar essa superação". Segundo ela, esse trabalho não prescinde do sistema  justiça que julga e aplica as penalidades. "O que ocorre é que essa metodologia faz com que os crimes sejam resolvidos ao invés da simples aplicação das penas". A justiça Restaurativa atua tanto na prevenção, quanto na solução de crimes, uma vez que atua nas relações comunitárias.

Seguindo a orientação filosófica deste método de operação da justiça, serão criados em Guaíba círculos de construção da paz orientados pelos vinte e cinco facilitadores qualificados durante o curso realizado no PROJARI. 

ORIGEM - A Justiça Restaurativa (JR) têm sua origem há mais de quatro décadas. Os primeiros registros foram verificados nos Estados Unidos, em 1970, sob a forma de mediação entre réu e vítima. Depois, foi adotadas por outros países, com destaque para a experiência da Nova Zelândia. Também Chile, Argentina e Colômbia deram na última década os primeiros passos em direção a Justiça Restaurativa. No Brasil, as primeiras experiências foram realizadas pela 3ª Vara do Juizado da Infância de Porto Alegre, iniciadas em 2002.

Jusres

Formação qualificou mediadores

The Best betting exchange http://f.artbetting.netby ArtBetting.Net

 

APOIADORES

     

        

      

      

     
  
                                            

                                                        

 

QUEM SOMOS

SEDE

Avenida João Salazar, 250 - Bom Fim, Guaíba, RS

UNIDADES

Comunidade São Francisco - Rua Estância Velha, 112 - São Francisco
Sagrado Coração de Jesus - Rua Terra Dura, 385 - São Jorge
Nova Geração - Rua D2, 165 - Cohab 

ATENDIMENTO

 Telefone: 51 3491 3266

All CMS Templates - Click Here